UM CENTRO DEDICADO À FILOSOFIA POLÍTICA E À ÉTICA
CENTRO DE ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE

O CEPS é o principal centro de investigação em Portugal especializado nos domínios da ética e da filosofia política. O CEPS acolhe vários eventos académicos em filosofia política e ética de âmbito internacional. São eles os Meetings on Ethics and Political Philosophy, a Summer School in Political Philosophy and Public Policy, os Seminários CEPS e os Seminários de Doutoramento.
As linhas de investigação em filosofia política centram-se num conjunto de quatro áreas: (a) liberalismo político e direitos humanos; (b) justiça distributiva, rendimento básico incondicional, democracia de proprietários e pré-distribuição; (c) teorias da democracia, interesse público e direito à informação; (d) populismo, representação e retórica política e a sua dimensão histórica.
A linha de investigação em ética centra-se na ética e na filosofia aplicada, nomeadamente (a) a teoria do “nudge” e a economia comportamental; (b) o conceito de alimentação (c) a filosofia da tecnologia e do melhoramento humano.
Foram também lançadas linhas de investigação recentes centradas na ética da Inteligência Artificial, na ética da guerra, na ética da imigração; na democracia no local de trabalho, nas abordagens neo-republicanas da dominação, na filosofia social da exclusão e na epistemologia política.
O Centro edita Ethics, Politics & Society, uma revista internacional de acesso aberto e com arbitragem por pares que publica contribuições de alta qualidade nas áreas de especialização do Centro.
Os investigadores do CEPS contribuem activamente para a docência e supervisão de dois programas de pós-graduação coordenados pelo Departamento de Filosofia da Universidade do Minho: o Mestrado em Filosofia Política e o Programa de Doutoramento em Filosofia.
O painel internacional da Fundação para a Ciência e Tecnologia que avaliou o Centro atribuiu-lhe a classificação de “Muito Bom”.