CATERINA BOTTI
UNIVERSIDADE DE ROMA "LA SAPIENZA"
Caterina Botti é Professora Auxiliar de Filosofia Moral no Departamento de Filosofia da Universidade Sapienza de Roma, onde actualmente ensina Bioética e Filosofia Feminista e Estudos de Género. É membro do programa de doutoramento em Filosofia e faz parte da comissão GAQ. Os seus campos de investigação são: teorias morais e ética aplicada (bioética), pensamento feminista e ética feminista.
Obteve a licenciatura (cum laude) em Filosofia na Universidade de Roma “La Sapienza”, em 1990, e o doutoramento em Ciências Políticas e Sociais no Instituto Universitário Europeu (Florença, Itália), em 1998. De 2000 a 2004, foi bolseira de investigação no Departamento de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade de Siena, onde ensinou “Bioética” e “Bioética Filosófica” (até 2007). Em seguida, tornou-se investigadora na Faculdade de Filosofia de Roma (2007) e investigadora de 2008 a 2015. Na Faculdade de Filosofia de Roma, leccionou, desde 2002, diferentes cursos no Mestrado em Ética Prática e Bioética e, de 2006 a 2011, leccionou o curso “Mulheres e Ética”. Participou em vários projectos europeus financiados em bioética e em filosofia e foi consultora em bioética para o Instituto Nacional de Saúde italiano.
É membro dos conselhos editoriais e dos comités científicos das seguintes revistas: Bioetica. Rivista interdisciìlinare, Democrazia e diritto, Janus e para a edição LED (Etica e vita comune) e Ediesse (Sessismo e razzismo, citoyens). É membro do Comité Consultivo Externo do Centro de Ética, Política e Sociedade.