O QUE FAZEMOS

O CEPS é o principal centro de investigação em Portugal, especializado nos domínios da ética e da filosofia política.

O CEPS acolhe vários eventos académicos em filosofia política e ética de âmbito internacional. São eles os Meetings on Ethics and Political Philosophy, a Summer School in Political Philosophy and Public Policy, os Seminários CEPS e os Seminários de Doutoramento.

As actividades de investigação do CEPS abrangem diversos tópicos, incluindo a justiça distributiva, os direitos humanos, a imigração e a tolerância, o rendimento básico incondicional e a democracia de proprietários, a democracia e o interesse público, a retórica política e o populismo, o anarquismo, as virtudes cívicas, a valorização humana, a ética aplicada (incluindo a teoria do nudge, food justice) e a filosofia da tecnologia (incluindo a ética da IA), a ética da guerra e várias questões da história da filosofia moral e política.

Os investigadores do CEPS contribuem activamente para a docência e supervisão de dois programas de pós-graduação coordenados pelo Departamento de Filosofia da Universidade do Minho: o Mestrado em Filosofia Política e o Programa de Doutoramento em Filosofia.

PRÓXIMOS EVENTOS

XII JORNADAS DOS ESTUDANTES DE FILOSOFIA DA UNIVERSIDADE DO MINHO

XIV Braga Meetings em Ética e Filosofia Política

XIV Escola de Verão em Ética da Guerra

Notícias

Ethics, Politics & Society, Vol. 6 N.º 2 (2023)

Acaba de sair o mais recente número da EP&S, com artigos de Harald Borgebund & Matt Matravers, Tyra Lennie, Bastian Klug e Joana Pinto.

Jorge D. M. Mateus no Observador

Artigo: “O admirável e inquietante mundo novo das interfaces cérebro-máquina”

Os nossos contactos

Morada:
Centro de Ética, Política e Sociedade

Edifício ELACH
Universidade do Minho
Campus de Gualtar
4710-057 Braga
Portugal

SIGAM-NOS EM: