DANIEL WEINSTOCK
UNIVERSIDADE MCGILL
Os interesses de investigação do Professor Daniel Weinstock abrangem um vasto leque de tópicos da filosofia moral e política contemporânea – desde a gestão justa da diversidade etnocultural e religiosa nas democracias liberais modernas até à política estatal relativa às crianças, às famílias e às instituições educativas.
Actualmente, os seus principais interesses de investigação prendem-se com o problema da equidade na saúde e com questões de justiça e inclusão que se colocam na organização das cidades modernas.
O fio condutor da sua investigação tem sido a ligação entre a argumentação filosófica e ética e a racionalidade institucional. É marcado pela firme convicção de que os filósofos morais e políticos não têm prestado atenção suficiente aos parâmetros institucionais que permitem e limitam a realização de ideais normativos. As suas áreas de especialização incluem também a política da linguagem e da identidade, a democracia, a cidadania e o pluralismo.
Ingressou na Faculdade de Direito da McGill em Agosto de 2012 e foi diretor do Instituto McGill de Saúde e Política Social de 2013 a 2020. Foi nomeado Katharine A. Pearson Chair in Civil Society and Public Policy nas Faculdades de Direito e de Letras em Junho de 2020, para um mandato de sete anos. Iniciou um mandato de três anos como Director de Investigação da Faculdade em Setembro de 2021.
O Professor Daniel Weinstock publicou muitos artigos sobre a ética do nacionalismo, problemas de justiça e estabilidade em Estados multinacionais, os fundamentos da ética internacional e a acomodação da diversidade cultural e moral nas sociedades democráticas liberais. Tem também participado activamente nas políticas públicas do Quebeque, tendo sido membro, de 1997 a 1999, de um grupo de trabalho do Ministério da Educação sobre religião nas escolas públicas e, de 2003 a 2008, diretor fundador do Comité de Ética da Saúde Pública do Quebeque.
O Professor Weinstock é prize fellow da Fundação Pierre Elliott Trudeau (2004) e recebeu o Prémio André-Laurendeau atribuído pela Association canadienne-française pour l’avancement des sciences (2008). Professor James McGill de 2014 a 2020, foi galardoado com o Prémio Charles Taylor de 2017 para a Excelência em Investigação Política pelo Broadbent Institute.
Anteriormente Professor de Filosofia na Universidade de Montreal, Daniel Weinstock foi titular da Cátedra Canadiana de Investigação em Ética e Filosofia Política. Foi também diretor do Centro de Investigação em Ética da Universidade de Montréal (CRÉUM) durante muitos anos. É também membro do Centre d’études ethniques des universités montréalaises (Universidade de Montreal).
Estudou com Charles Taylor e, na Universidade de Harvard, estudou também com John Rawls. O Professor Daniel Weinstock tem um doutoramento em filosofia (Oxford), um mestrado em filosofia política e uma licenciatura em literatura francesa e filosofia política (McGill).