Contactos

GIORGIO AIROLDI

INVESTIGADOR INTEGRADO CEPS

Giorgio Airoldi é investigador integrado no Centro de Ética, Política e Sociedade (CEPS), onde lidera um projecto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, centrado na análise crítica dos mecanismos e explicações evolutivas, com especial ênfase em traços mentais como a senciência e a cognição. É também membro do projeto de investigação NORMABioMed (Normatividade e Abordagens Mecanicistas na Filosofia das Ciências Biológicas e Biomédicas: da Medicina à Cognição Animal), com sede na Universidade Nacional de Educação à Distância (UNED), em Espanha. É membro da Sociedade de Filosofia Analítica (SAF), da Sociedade Espanhola de Lógica, e Filosofia da Ciência (SOLOFICI), da Rede Espanhola de Metafísica (REM) e da Associação Ibero-Americana de Filosofia da Biologia (AFIBI).

Os seus interesses de investigação centram-se na crítica às tentativas de naturalizar a ética e a tomada de decisões políticas através das ciências biológicas e médicas, com especial atenção ao papel da senciência animal como fundamento para a ética animal.

Antes de integrar o CEPS, foi co-investigador principal do projecto EVORISE (Exploring the Evolutionary Origins of Sentience), no Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa (CFCUL) (2022–2024), e investigador no projecto MECABIOSOC (Mecanismos nas Ciências: da Biologia ao Social), na UNED (2018–2021).

É doutorado em Filosofia da Ciência, com uma dissertação sobre os mecanismos evolutivos subjacentes ao surgimento da complexidade biológica (Evolution and the Architecture of Life). É também mestre em Filosofia da Ciência e licenciado em Filosofia pela UNED, além de possuir uma licenciatura em Engenharia Industrial pelo Politecnico di Milano. Adicionalmente, obteve um MBA pelo Instituto de Empresa de Madrid e realizou um ano de Erasmus na Université Libre de Bruxelles (ULB).

Categoria profissional

  • Investigador Integrado

Educação

  • Doutoramento em Filosofia pela UNED (Universidade Nacional de Educação à Distância, Espanha). Dissertação: Evolution and the Architecture of Life;
  • Mestrado em Lógica e Filosofia da Ciência pela UNED (Universidade Nacional de Educação à Distância, Espanha);
  • Licenciatura em Filosofia pela UNED (Universidade Nacional de Educação à Distância, Espanha);
  • Licenciatura em Engenharia Industrial pelo Politécnico de Milão;
  • MBA Internacional pelo Instituto de Empresa, Espanha.

Outras informações

Interesses de investigação

  • Filosofia da Biologia e da Medicina
  • Metafísica da Biologia e da Medicina
  • Filosofia da Mente
  • Ética Animal

Posições institucionais

2025 –. Investigador Integrado no Centro de Ética, Política e Sociedade.

2024. Professor Adjunto na Universidade de Valladolid.

2022–2024. Investigador no CFCUL, Universidade de Lisboa.

2018–2021. Investigador no projecto MECABIOSOC na UNED, Madrid.

Artigos

2025. “What is sentience? From definitions to metaphors”, Global Philosophy.

2024. “La sensibilidad animal en la historia de la filosofía: ontología y ética”, Ludus Vitalis. Revista de Filosofía de las Ciencias de la Vida.

2023. c/ D . Vecchi, “Herd Immunity. History, concepts, and ethical rationale”, Perspectives in Biology and Medicine.

2021. c/ D. Vecchi, “The road from evidence to policies and the erosion of the standards of democratic scrutiny in the COVID-19 pandemic”, History and Philosophy of the Life Sciences.

2021. “The arrival of the smartest. In favour of a pluralistic account of the evolution of cognition”, Aufklärung. Journal of Philosophy.