VIRIATO SOROMENHO-MARQUES

Universidade de Lisboa

Viriato Soromenho-Marques lecciona Filosofia Política, Filosofia da Natureza e Ideias Europeias nos Departamentos de Filosofia e de Estudos Europeus da Universidade de Lisboa, onde é Professor Catedrático.

Desde 1978 que se dedica ao movimento cívico ambientalista em Portugal e na Europa. Foi Presidente da Quercus (1992-1995). É membro do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável. Foi Vice-Presidente da Rede Europeia de Conselhos Consultivos para o Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (2001-2006). Em 2004 foi convidado para ser um dos cinco autores da Estratégia Nacional para o Desenvolvimento Sustentável de Portugal. Em 1997 recebeu da Presidência da República Portuguesa o grau de “Grande Oficial da Ordem do Mérito Civil” e em 2006 o grau de “Grande Oficial da Ordem do Infante Dom Henrique”. Foi o coordenador científico do Programa Gulbenkian Ambiente (2007-2011). Este Programa disponibilizou mais de 2 milhões de euros de recursos financeiros a inúmeros projectos sustentáveis, tanto em Portugal como em países como a Arménia, Moçambique e Índia. Foi um dos doze membros do Grupo de Alto Nível sobre Energia e Alterações Climáticas, a convite do Presidente da Comissão Europeia (2007-2010).

É membro correspondente da Academia das Ciências de Lisboa, Classe de Humanidades (Letras), desde 2008, e da Academia de Marinha desde 2012. Foi representante da opinião pública no Conselho de Imprensa (1985-1987). É ou foi colaborador regular de alguns órgãos de comunicação social portugueses como o Jornal de Letras, o Diário de Notícias e a RTP e também das secções portuguesa e brasileira da BBC.

Entre outros prémios e distinções foi galardoado com o Prémio Quercus Ambiente 2011, e considerado em 2009 pelo jornal Correio da Manhã, como uma das 30 personalidades mais marcantes das últimas três décadas. Em 1993 e 2012 foi distinguido com prémios regionais da sua cidade natal, Setúbal (respetivamente, pela presidente da Câmara Municipal e pelo jornal regional O Setubalense). Em 2014 foi também galardoado pela Federação Portuguesa do Pulmão (associação médica de doenças respiratórias) com o Prémio Personalidade do Ano. A Fundação alemã Heinrich Böll Stiftung (HBS) considerou o seu texto (em coautoria com Ricardo Cabral) “Portugal: 40 Anos de Democracia e Integração na União Europeia”, publicado no âmbito do Programa de Política Europeia da HBS, como o “Artigo do Ano 2014”.

Escreveu mais de quatrocentos trabalhos sobre Filosofia, Ambiente e Relações Internacionais. Foi orador em mais de mil conferências em Portugal e em vinte e três outros países. Alguns dos seus textos e livros estão traduzidos para espanhol, francês, inglês, alemão, norueguês e mandarim.