A educação cívica e política pode desempenhar um papel relevante no quotidiano de um regime democrático, onde o processo através do qual as decisões políticas são tomadas constitui um complexo emaranhado de regras, procedimentos, relações entre inúmeras instituições e um conjunto de outros detalhes que podem gerar um sentimento de desorientação a quem o tenta compreender.
Reconhecendo a relevância deste tópico e convicta do bom exemplo dado pela realidade alemã, a Fundação Konrad Adenauer deu início ao projeto “Educação Cívica e Política em Portugal”, no qual esta publicação se enquadra.
O objetivo é contribuir para o debate público em Portugal sobre a forma como deve ser entendida a educação cívica e política nas escolas portuguesas, propondo recomendações concretas aos decisores políticos sobre caminhos futuros de ação – um debate fundamental num contexto que se quer pluralista, tolerante, não-enviesado e, sobretudo, respeitador das liberdades dos indivíduos e das famílias, elemento central de qualquer sociedade livre e democrática.
💡A coordenação da obra está a cargo de Inês Gregório, doutorada em Ciência Política e Relações Internacionais pelo Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, Mestre em Philosophy, Politics and Economics pela University of York no Reino Unido e licenciada em Relações Internacionais pelo Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa. Atualmente, leciona na licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais do IEP-UCP e é Coordenadora Executiva do Centro de Investigação do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa (CIEP-UCP), onde é responsável pelos projectos de investigação em curso. Entre 2013 e 2016 foi correspondente em Portugal do escritório ibérico em Espanha da Fundação Konrad Adenauer.