
- Este evento já decorreu.
Mark Reiff // Into the De-Enlightenment: Analytical Fascism
Fevereiro 20, 2025 @ 15:00 - 17:00

No dia 20 de Fevereiro de 2025, às 15 horas, o programa CEPS Seminars acolherá Mark Reiff (Universidade da Califórnia em Davis) para uma apresentação sobre Into the De-Enlightenment: Analytical Fascism.
Embora seja claro o que aqueles que são atraídos pelo fascismo hoje em dia são contra, é menos claro o que são a favor. Não no sentido de como querem refazer a sociedade – isso é normalmente bastante claro. O que é menos claro são os valores fundamentais que estão a impulsionar o seu desejo de criar um tipo diferente de ordem. Para agravar esta dificuldade, há demasiados liberais que se agarram teimosamente a algumas crenças convencionais: que a natureza humana é o que os liberais pensam que é, e não algo que seja fundamentalmente contestado; que os factos são o que os liberais pensam que são, mesmo que algumas pessoas optem por ignorá-los; e que toda a gente persegue basicamente a mesma conceção do bem, mesmo que alguns deles estejam iludidos quanto ao ponto em que estamos agora e quanto à forma de chegar onde queremos ir.
Mas este movimento para a direita não está a ser conduzido simplesmente por erros; é um movimento de princípios, apoiado por um sistema de valores coerente, consistente e historicamente bem fundamentado, mesmo que esse sistema de valores seja perverso. O fascismo tem a sua própria concepção do sujeito moral; da necessidade de uma rígida hierarquia social dos homens; da natureza dos direitos individuais; e da importância da pureza do sangue, do solo e da ideologia. Acredita na unidade do povo, do líder e do Estado; abraça fins morais muito diferentes e (para os liberais) muitas vezes perturbadores; e emprega regras de interacção social totalmente diferentes. E acredita, no final, que tudo isto conduz à maior expressão de democracia alguma vez inventada.
O livro que servirá de base a este artigo é Analytical Fascism: What Stares Back When One Stares into the De-Enlightenment.
O livro pode ser descarregado na íntegra e gratuitamente aqui.