A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

II Colóquio de Braga em História da Filosofia Moral e Política

Janeiro 12, 2017 - Janeiro 13, 2017


II Colóquio de Braga

em História da Filosofia Moral e Política

Mentira e Hipocrisia na Política e na Moralidade”

Universidade do Minho
Braga – Portugal
12-13 de Janeiro de 2017

O Grupo de Teoria Política da Universidade do Minho tem o prazer de anunciar o II Colóquio de Braga em História da Filosofia Moral e Política: uma conferência internacional anual que se realiza todos os anos em Janeiro na Universidade do Minho, em Braga, Portugal. O objectivo desta série de conferências é promover o estudo da tradição da filosofia política e moral e o seu legado na formação das nossas instituições, cultura e crenças. A este respeito, a série de conferências centrar-se-á na forma como esta tradição pode contribuir para enfrentar os desafios que as nossas sociedades enfrentam actualmente. Todos os anos, a conferência centrar-se-á num tema específico, que será escolhido tendo em conta a actual situação política na Europa (e não só).

Em consonância com o espírito desta nova série de conferências, o II Colóquio de Braga em História da Filosofia Moral e Política será dedicado à exploração dos temas “Mentira e Hipocrisia na Política e na Moral”.

“Nunca ninguém duvidou que a verdade e a política se dão muito mal uma com a outra e, tanto quanto sei, nunca ninguém considerou a veracidade como uma das virtudes políticas. As mentiras sempre foram consideradas como ferramentas necessárias e justificáveis, não só do político ou do demagogo, mas também do estadista.”
(Hannah Arendt)

A hipocrisia, embora intrinsecamente pouco atractiva, é também mais ou menos inevitável na maioria dos contextos políticos. A vida política é frequentemente um mundo eticamente distinto das interacções humanas normais. Este facto contribui, no entanto, para a criação de uma clivagem entre os cidadãos e os políticos. Os cidadãos descontentes com a democracia e com os políticos não põem em causa apenas a sua competência: duvidam das suas promessas, porque põem em causa a qualidade da classe política em termos de veracidade e de honestidade básica, o que parece dificultar a capacidade dos cidadãos para julgarem os políticos. Este problema é agravado nas democracias liberais contemporâneas: um sistema político que, por um lado, tem a transparência como um dos seus valores fundamentais e, por outro, que é profundamente influenciado pelos meios de comunicação social e pelas lógicas de espectacularização, na medida em que promove uma procura contínua de consentimento e de competição eleitoral. O desejo de se desligar da hipocrisia política – denunciando-a, assumindo-a ou procurando algum tipo de isolamento – lembra-nos que não devemos abordar o problema da hipocrisia com falsas expectativas sobre o que pode ser alcançado, ignorando as nuances que permeiam a vida política.

Não devemos confundir os domínios moral e político. No entanto, há algo de ética e politicamente preocupante na facilidade com que os pensadores políticos modernos isolam as normas de cidadania do significado e do objectivo das nossas vidas como um todo: este hábito de compartimentar o “discurso da cidadania” das aspirações éticas mais holísticas desencoraja uma reflexão séria sobre a base ética da vida cívica, uma salvaguarda essencial contra o surgimento de ideologias políticas manipuladoras e egoístas.
Convidamos os académicos interessados nestes temas a proporem comunicações que interroguem a história do pensamento moral e político, a fim de iluminar a nossa situação actual.

Evento

Início
Janeiro 12, 2017
Fim
Janeiro 13, 2017
Categorias de Evento:
,
Site:
https://bragacolloquium.weebly.com/call-for-papers1.html

Local

University of Minho | Braga Campus
Rua da Universidade
Braga, 4710-057 Portugal

Organizador

Political Theory Group